25 de setembro de 2011

Pessoas e Gestão.


Texto extraído do trabalho científico do curso de especialização em Gestão Avançada de Negócio de Leilane de Alburquerque Dantas e Soniete Simone de Carvalho Silva.




Trabalhar com gestão de pessoas hoje se tornou algo necessário e fundamental para o desempenho de qualquer empresa. Nos dias atuais predomina uma realidade totalmente voltada para a construção de que as pessoas, diferentemente das máquinas, são dotadas de valores e precisam ser inseridas nas empresas como parte integrante e capazes de fazer a diferença. Assim, podemos reconhecer que não obstante a força de trabalho, é necessário que as pessoas pensem, façam acontecer, saiam das suas áreas de conforto para conquistar o novo e o impossível.

A Gestão de Pessoas é uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Ela é contingencial e situacional, pois dependem de vários aspectos como a cultura que existe em cada organização, a estrutura organizacional adotada, as características do contexto ambiental, o negócio da organização, a tecnologia utilizada, os processos internos e uma infinidade de outras variáveis importantes. A compreensão do conceito contempla um processo que inicia na contratação e termina na aposentadoria ou demissão. Notadamente é uma atividade na qual se tem a expectativa de ser executada por todos os gestores, contando com o apoio do seu setor de recursos humanos, com a finalidade de proporcionar um desempenho que possa combinar as necessidades individuais das pessoas com a organização. De certa forma, esse modelo de gestão das organizações veio em substituição aos modelos científicos, clássicos e burocráticos, os quais foram úteis à época em que as sociedades mais avançadas ainda estavam escoradas em um sistema econômico politicamente industrial. Surge, portanto, uma nova visão: as pessoas como agentes proativos e empreendedores. São as pessoas que geram e fortalecem a inovação e que produzem, vendem, servem ao cliente, tomam decisões, lideram, motivam, comunicam, supervisionam, gerenciam e dirigem os negócios das empresas.

Enfim, essa forma de entender e enxergar as pessoas está ligada ao desenvolvimento do cenário trabalhista, despertando talentos e desenvolvendo a liderança para a obtenção de melhores resultados para as organizações. Cabe agora as pessoas, a compreensão necessária de seu papel dentro desse cenário e buscar alternativas que as tornem mais preparadas para as oportunidades que possivelmente podem surgir. Se você acredita no traballho como o caminho do sucesso, esteja preparado e faça acontecer, pois em algum lugar você será reconhecido.

Grande Abraço!                         
                                                                                                     
                                                                                                                                    Soniete Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário