11 de setembro de 2011

Liderança!

Falar sobre liderança nos dias de hoje talvez seja uma grande ousadia. Um dos motivos é que esse tema tem sido ponto de apoio em todo universo corporativo, ou seja, ele é muito importante para ser discutido, o outro, é correr o risco de ser repetitivo.

Em acordo a opnião de que, nunca é demais aprender algo novo, proponho-me a questioná-lo, quanto ao seu grau de liderança no trabalho ou em qualquer outro ambiente. Sabemos que para que seja posto em prática a liderança precisamos desafiar as pessoas a mudarem seus hábitos, suas posturas, comportamento e modos de pensar. E para que tenhamos essa capacidade de instigar o outro a ter uma postura de líder é necessário que primeiro façamos mudanças dentro de cada um de nós, então, se você deseja ser um líder reconhecido, comece a mudança AGORA!

Comece liderando a si próprio, tendo autocontrole e confiança nas suas ações, sendo carismático sem medo de desagradar. Tendo uma postura exemplar a ponto de estimular a todos a lhe verem como um verdadeiro modelo a ser seguido. Seja firme nas palavras, isso implica em liderar suas emoções, suas deficiências e saber suplementá-las com as pessoas de sua equipe ou com parceiros na sua vida pessoal.

Assim, como todas essas premissas ainda é necessário saber exatamente o caminho a ser seguindo, ter um plano de ação, traçar metas e correr atrás de bons objetivos. É mais fácil encontrarmos determinação quando sabemos onde queremos chegar, ao invés de caminhar sem rumo certo. Portanto, antes de esperar algo das pessoas, determine o que VOCÊ deseja, em seguida tenha objetivos claros e por fim o autoconhecimento necessário para saber o que realmente almeja. Você verá que, através de suas atitudes, da sua segurança e determinação, os outros o terão como um exemplo a ser seguido.

Enfim, tenha consciência de que o seu comportamento pode influenciar as atitudes de sua equipe de trabalho, por isso, quem se conhece bem sabe aonde quer chegar e por quê quer chegar, tornando mais fácil a pretenção de liderar os outros. Aprender a exercer a liderança de forma coerente nas várias dimensões da vida transmite confiança e desperta nos outros o respeito e a confiança. Se você não se encaixa em algumas dessas premissas, é bom começar a trabalhar esses pontos e se preparar para ser um líder de verdade, comece se autoavaliando, esse é o melhor começo.

Boa sorte e até a próxima!
                                                                                                  Soniete Carvalho
                                                                                         
                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário